Pular para o conteúdo principal

Steam e O Monitoramento do Conteúdo de Jogos: Uma Atualização

O que é o Ultrafantasia?



Ultrafantasia é um blog feito para a experimentação. O “ultra” é no sentido de ultrapassar a fantasia, passar de mera ideação para a realização concreta.

Ao longo da minha vida, imaginei milhares de vezes: “seria legal escrever um livro com essa ambientação” ou “um jogo com essa mecânica seria muito legal” ou ainda “essa HQ é legal, mas eu faria desse jeito.” E nunca fazia nada. Bem, esse blog é o meu antídoto para essa mania. Se acho que posso fazer, faço, não importa que saia tosco ou incompleto. A experiência imperfeita vale infinitamente mais do que a imagem perfeita e inalcançável na minha mente.

Por mais que eu me incline fortemente para a área dos jogos, aqui possivelmente podem ser encontrados desenhos, histórias, tutoriais, resenhas de animações/livros ou o que mais domine meu pensamento no momento.

Atualmente provavelmente já deletei mais posts que efetivamente estão no ar (e existem mais de cem!!!). E o blog passou de puro texto, para texto + podcast (com os amigos vegeta e nano!) e agora está uma bagunça multimídia e multi temática. Já comprei um domínio "normal" para ele e já reverti para o bom e velho blogspot. Provavelmente nunca vou ficar satisfeito com ele, mas não fazer nada é pior. Então aqui estamos.

Na chance que alguém tropece nesse site e leia essas palavras, pode opinar sobre o que quiser (ou não, a escolha é sua), só não vale agressão explícita. Seja bem-vindo.

Medias sociais:
Criador (eu):

Postagens mais visitadas deste blog

O que é um trope?

Existe em inglês esta palavra danada, trope. Definindo de forma bem rasteira, significa um elemento de narrativa regularmente usado, conscientemente ou não. Este sentido, muito usado nos dias de hoje, não se enquadra no sentido formal, que é usar uma expressão no sentido figurado (metáfora, ironia, hipérbole, etc). Inclusive existe a tradução para o português, tropo, que não é de uso popular em terras brasileiras.

O maior site dedicado ao trope, http://tvtropes.org , usa o significado oficial. Coisa que já achei muito estranha, pois na página na qual se explica exatamente o que é um trope, ele dá os dois sentidos como fossem equivalentes. Exemplo: o Deus ex machina e Chekhov's gun, são considerados tropes, e de uma forma bem indireta talvez sejam figuras de linguagem, mas tratar desta maneira dificilmente ajuda a entender sua natureza. É como falar para uma pessoa que a baleia azul é um ser vivo. Você pode até estar certo, mas não explicou coisa alguma.
O que me parece mais útil, …

Perfect blue: loucuras partilhadas ou superpostas?

Perfect Blue é a história de Mima Kirigoe, uma cantora pop que esta transitando do mundo da música(onde desfruta de um sucesso marginal) para o da T.V. Isso seria perfeitamente normal e tedioso, se as pessoas não aparecessem ocasionalmente mortas com os olhos perfurados com um picador de gelo.